Em entrevista ao canal japonês Victor Entertainment no YouTube, Rob Halford, vocalista do Judas Priest, falou sobre o álbum de estreia remixado e remasterizado da banda, “Rocka Rolla” (1974). Quando questionado se a jovem banda esperava continuar fazendo música 50 anos depois, Halford respondeu: “Bem, sim. Quando o Judas Priest lançou ‘Rocka Rolla’, não tínhamos ideia de que 50 anos depois ainda representaríamos a fé do metal. Foi uma jornada incrível cheia de poder, energia e amor dos nossos loucos por heavy metal de todo o mundo. Nós amamos você.”
Alguns fãs acreditam que o Judas Priest começou como uma banda de hard rock e só se converteu ao heavy metal com o lançamento de “Sad Wings of Destiny“. Halford comentou: “Quando o Judas Priest começou sua vida no metal, decidimos logo no primeiro dia que queríamos ser uma banda de heavy metal. Desde o início queríamos levar nosso som de heavy metal ao redor do mundo. Foi exatamente isso que fizemos com ‘Rocka Rolla’.”
Ele admitiu: “Sim, existem diferenças entre ‘Rocka Rolla’ e ‘Sad Wings of Destiny’. É o caso de muitas bandas, os dois ou três primeiros álbuns mostram o que você quer dizer com a sua música. Foi exatamente isso que Judas Priest fez com ‘Rocka Rolla’. Heavy metal desde o primeiro dia.”
Com tanto amor que Halford sente por sua estreia, surge a questão se os fãs perceberão isso em setlists futuras. Halford disse: “’Rocka Rolla’ é um álbum importante para o Judas Priest em muitos níveis. Comemoramos um pouco com as músicas do ‘Rocka Rolla’. Tocamos a música título e ‘Never Satisfied’ algumas vezes. Mas ao vivenciarmos agora este momento incrivelmente importante do 50º aniversário, temos certeza de que queremos trazer mais do material e do poder da estreia para o palco. Fique atento. Se isso acontecer, avisaremos você.”
O Judas Priest só ouviu seu primeiro álbum em estúdio e não teve voz na mixagem e masterização. Por isso, a banda ficou decepcionada quando ouviu seu trabalho gravado pela primeira vez. “Peguei o disco, coloquei a agulha nele e então eu desabei lentamente. Fiquei tão decepcionado com a forma como soou. Ficamos todos decepcionados – trabalhamos muito para chegar até aqui. Quando tocamos música ao vivo, o heavy metal dos primeiros tempos primitivos está tocando, mas nada disso veio dos alto-falantes.”
Até dois anos atrás, a banda nunca teve voz nas reedições de “Rocka Rolla”, mas isso mudou em 2022. A Gull Records assinou com o Priest em 1974 e detém os direitos de seus dois primeiros álbuns desde então. Durante a “50 Heavy Metal Years Tour” eles decidiram vendê-los. A Reach Music e a gravadora Exciter Records compraram os direitos e desde então trabalham com Judas Priest na nova edição “Rocka Rolla – 50th Anniversary: Remixed and Remastered 1974-2024”, que será lançada no dia 22 de novembro.