A Rota Gastronômica está de volta a Goiânia e dessa vez com novidades ainda mais “saborosas”. A rota foi criada com o objetivo de fomentar o turismo gastronômico, fortalecer o setor e promover a identidade cultural da cidade. Além disso, a iniciativa busca atrair visitantes e oferecer experiências únicas, explorando desde sabores tradicionais até propostas mais modernas.
Quem conta os detalhes sobre esse movimento todo é a Camilla Carvalho, do Sebrae: “o turismo é muito forte e importante para a economia, e o seguimento da alimentação tem muitas empresas, muitos negócios, 89% dos negócios de alimentação são de pequenas empresas. Pensando nisso, o Sebrae quis conectar o turismo com a gastronomia”.
Camila explica que comida e gastronomia é a cara de Goiânia e foi a partir de um estudo de marca que o Sebrae desenvolveu essa ideia: “do café da manhã, até a madrugada tem comida boa, tem sabor e tem pequeno negócio. Hoje estamos em mais de 40 estabelecimento divididos em cafeterias especiais, hamburgueria, cervejarias e pit dogs. Cada casa dessa tem uma experiência gastronômica, para participar da Rota, tem que ter essa mistura de turismo e gastronomia.”
Cafeterias: Representadas por estabelecimentos tradicionais e inovadores, como a Tia Nair.
Cervejarias artesanais: Incluindo nomes como a Cervejaria Dias.
Hamburguerias: Com destaque para o Mafuá.
Pit Dogs: Um ícone da gastronomia goianiense, representado por locais como o Avalanche Lanches.
Importante dizer que para entrar na Rota Gastronômica é necessário cumprir alguns critérios estipulados pela comissão do Sebrae, Camila explica que no final de 2025 deve ser aberta uma nova categoria e abertura para novas empresas. Para saber mais detalhes acessa o perfil do instagram deles: