Garth Hudson, último sobrevivente da The Band, faleceu aos 87 anos em um asilo em Woodstock, Nova York, Estados Unidos. A causa do óbito não foi divulgada, mas o comunicado do Toronto Star mencionou que ele “faleceu pacificamente enquanto dormia”.
Hudson morava na casa de repouso há alguns anos. Sua esposa, Maud, com quem foi casado por mais de quatro décadas, faleceu em 2022. Em 2013, após 7 anos sem pagar aluguel, ele foi despejado de sua casa em Kingston e seus pertences foram vendidos em uma liquidação de garagem, incluindo itens de sua carreira musical.
Em 2022, antes da perda de sua esposa, um fã mobilizou uma campanha online para que outras pessoas enviassem cartas para Garth, que sentia-se “solitário e desvalorizado”. Em abril de 2023, Hudson realizou uma aparição surpresa em um sarau em Kingston, após iniciativa da cantora Sarah Perrotta. Em uma cadeira de rodas, Hudson tocou uma versão de “Sophisticated Lady”, composta por Duke Ellington.
Garth Hudson é considerado uma influência por nomes como Elton John e Billy Joel. Em artigo da revista Keyboard, foi descrito como “o mais brilhante organista da história do rock”. Além de teclados e piano, consagrou-se no acordeon e em vários tipos de saxofone.