Músicos britânicos lançam álbum mudo em protesto contra IA

Mais de 1.000 músicos do Reino Unido, incluindo Annie Lennox, Damon Albarn, Kate Bush e Billy Ocean, lançaram um álbum mudo em protesto contra mudanças na legislação de direitos autorais que permitem o uso de obras protegidas por empresas de inteligência artificial. O álbum, intitulado “Is This What We Want?”, contém gravações de estúdios vazios, simbolizando um futuro onde a música pode ser “silenciada” pela IA. Os lucros serão destinados à instituição de caridade Help Musicians.

A iniciativa surgiu em resposta às propostas do governo do Reino Unido de alterar a legislação de direitos autorais, permitindo que empresas de IA utilizem obras protegidas sem a necessidade de licenciamento, a menos que os artistas optem por não participar. O álbum foi organizado pelo compositor e tecnólogo Ed Newton-Rex e inclui faixas de artistas como Hans Zimmer, Imogen Heap, Cat Stevens e Riz Ahmed.

Cada faixa do álbum tem um título de uma palavra, que juntas formam a mensagem: “The British Government Must Not Legalize Music Theft To Benefit AI Companies” (O Governo Britânico Não Deve Legalizar o Roubo de Música para Beneficiar Empresas de IA). A campanha visa chamar a atenção para os impactos negativos que as mudanças na legislação podem ter sobre os músicos e suas obras.

Compartilhar

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
LinkedIn
Email

Você não pode copiar conteúdo desta página