Mike Joyce, ex-baterista do The Smiths, revelou em entrevista à NME que pôs fim à longa disputa com Johnny Marr, guitarrista da banda, durante uma homenagem ao falecido baixista Andy Rourke. A briga entre os dois se estendia desde 1996, quando Joyce processou Marr e Morrissey pelos royalties da banda, ganhando £1 milhão na justiça.
O reencontro aconteceu em maio, em Manchester, durante a cerimônia que marcou um ano da morte de Andy Rourke, que faleceu de câncer no pâncreas. Joyce contou que, embora tivesse cruzado com Marr em jogos do Manchester City, os dois não se falavam. Mas no evento de homenagem, eles conversaram pela primeira vez em anos.
Poucos dias depois, os dois se encontraram novamente, desta vez graças a Noel Gallagher, que convidou ambos para aparecer no campo durante uma partida do Manchester City. Joyce comentou com Marr em tom descontraído: “Precisamos parar de nos encontrar assim.”
Durante a entrevista, além de falar sobre a reconciliação, Joyce também contou que está promovendo um mural em memória de Andy Rourke, que está sendo pintado pelo artista Akse no pub The Wheatsheaf, no bairro Northern Quarter, em Manchester. A inauguração está marcada para 21 de novembro, Dia de Conscientização sobre o Câncer de Pâncreas, e todo o dinheiro arrecadado além do valor necessário para o mural será destinado à instituição de caridade Pancreatic Cancer Action. Veja:
foto destacada: Paul Husband.