Uma das pessoas por trás do novo filme biográfico de Bob Dylan, “A Complete Unknown”, está trabalhando em um filme sobre o fundador do Pink Floyd, Syd Barrett. Em entrevista ao podcast The Town With Matthew Belloni, o produtor Peter Jaysen — cuja empresa, Veritas Entertainment, esteve envolvida na garantia dos direitos do arquivo musical e da história de vida de Dylan para o filme — revelou que tanto Barrett quanto a falecida cantora do The Mamas & The Papas, Cass Elliot, estão na fila para serem retratados no cinema.
“Devido ao nosso envolvimento com Bob na produção de ‘A Complete Unknown’, tivemos a sorte de estar trabalhando, com Wash Westmoreland, o grande escritor e diretor, em um filme de Syd Barrett, um dos fundadores do Pink Floyd”, disse Jaysen.
Embora ele não tenha dado detalhes específicos ou datas de lançamento para nenhum dos projetos, tanto Barrett quanto Elliot são considerados figuras ideais para biografias cinematográficas. Barrett fundou o Pink Floyd em 1965, antes que problemas com drogas e saúde mental o forçassem a deixar a banda e, eventualmente, viver longe dos holofotes em Cambridge até sua morte em 2006. Elliot, conhecida como Mama Cass, alcançou a fama como integrante do The Mamas & The Papas, mas morreu em 1974 aos 32 anos.
“A Complete Unknown” estreou nos EUA no dia de Natal com críticas positivas, com o astro Timothée Chalamet supostamente na disputa por um Oscar por sua interpretação de Dylan. Chalamet aparentemente passou cinco anos treinando para cantar como Dylan para o filme.
O verdadeiro Dylan deu sua bênção ao filme, postando no X: “Há um filme sobre mim estreando em breve chamado ‘A Complete Unknown’ (que título!). Timothée Chalamet está estrelando no papel principal. Timmy é um ator brilhante, então tenho certeza de que ele será completamente crível como eu. Ou um eu mais jovem. Ou algum outro eu. O filme é tirado de ‘Dylan Goes Electric’ de Elijah Wald – um livro que saiu em 2015. É uma releitura fantástica de eventos do início dos anos 60 que levaram ao fiasco em Newport. Depois de ver o filme, leia o livro.”
“A Complete Unknown” é apenas um dos vários filmes biográficos musicais que serão lançados nos próximos anos, incluindo o filme “Deliver Me”, de Bruce Springsteen, estrelado por Jeremy Allen White, do The Bear, como Springsteen e focado na criação de seu álbum “Nebraska” de 1982, e o filme biográfico sem título de quatro partes dos Beatles, de Sam Mendes, com um filme separado dedicado a cada membro. “A Complete Unknown” está nos cinemas dos EUA agora. Estreia no Reino Unido em 17 de janeiro.
Assista ao trailer: