David Johansen, vocalista e fundador do New York Dolls, está com câncer em estágio 4, além de um tumor no cérebro, diagnosticado em 2020. Hoje com 75 anos, Johansen decidiu tornar pública sua condição após sofrer uma queda em novembro que agravou sua saúde. A queda resultou em duas fraturas nas costas, deixando o músico acamado e dependente de cuidados médicos constantes.
A Sweet Relief Musicians Fund, organização que ajuda músicos necessitados, prestou auxílio a Johansen. Agora, a entidade organiza iniciativas e aceita doações para ajudar o músico. Em nota, Johansen declarou: “Temos vivido com minha doença por um bom tempo, ainda nos divertindo, vendo amigos e família, seguindo em frente, mas esse tombo no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças realmente nos trouxe a um novo nível de debilitação. Essa foi a pior dor que já experimentei em minha vida inteira. Nunca fui de pedir ajuda, mas essa é uma emergência. Obrigado.”
Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, David Roger Johansen se notabilizou como vocalista do New York Dolls, grupo lendário da cena glam rock ativo entre 1971 e 1976, com reunião de 2004 a 2011. Nomes como Kiss, Aerosmith, Hanoi Rocks e Guns N’ Roses foram influenciados pela banda, que tinha em sua formação clássica Arthur “Killer” Kane (baixo), Jerry Nolan (bateria), Sylvain Sylvain (guitarra) e Johnny Thunders (guitarra) — todos já falecidos.