Hoje, vamos falar sobre Heavy Metal. O Metal foi um movimento artístico que começou na década de 70, após artistas como os Beatles, Led Zeppelin e Janis Joplin se tornarem famosos mundialmente. Inicialmente, era uma mistura de Blues e Rock and Roll. O Heavy Metal trouxe guitarras mais distorcidas, batidas mais rápidas e vocais variados, desde os mais agudos até os mais gritados.
O Black Sabbath é considerado a banda precursora do estilo. Em várias entrevistas, Ozzy Osbourne conta que o guitarrista Tony Iommi decidiu formar uma banda com uma pegada de filme de terror, pois esse estilo atraia muito interesse na época, especialmente no cinema. Daí vem a característica do Black Sabbath de ter melodias mais sinistras, algo que ficou marcado até hoje em sua linguagem musical.
Falando do visual: por ser algo considerado subversivo, toda a indumentária Metal também provocava os valores tradicionais vigentes. A inspiração nas roupas veio dos motoqueiros, que eram os rebeldes da época. Isso ficou evidente em 1978, quando Rob Halford, vocalista do Judas Priest, começou a entrar de moto em seus shows, usando calças e jaquetas de couro com várias tachas e rebites.
Outra curiosidade sobre o estilo é que Lemmy Kilmister, vocalista do Motörhead e fã da estética militar, passou a utilizar cintos com balas acopladas. A estética Metal acabou se definindo por jaquetas de couro, calças jeans azuis ou pretas, roupas com inspiração militar, como estampas camufladas e cintos de balas, patches de bandas aplicados nas jaquetas jeans e, principalmente nos anos 80, tênis de basquete como o Pony branco, além dos cabelos longos, com ou sem franja.
Aqui no Brasil, o legado do Heavy Metal é gigante. Os shows lotados de bandas como o Iron Maiden mostram que o estilo permanece forte.
Na arte, as capas de disco do Metal serviram por muito tempo como referência para grafiteiros. O motivo das letras dos grafites da década de 80 serem mais angulares e geométricas é que bandas como Def Leppard e Iron Maiden traziam estas características nas capas de seus discos.
O estilo Heavy Metal se tornou algo imenso; mais do que um gênero musical, para muitos é uma filosofia de vida e, sem dúvida, é o estilo que possui o público mais fiel e duradouro entre as ramificações do rock.
Por Danilo Carpigiani.