Após rumores sobre a saída de Zak Starkey do The Who, o guitarrista Pete Townshend utilizou sua conta oficial no Instagram neste sábado (19) para esclarecer a situação: “Zak não foi demitido e continua como baterista da banda. Townshend explicou que houve “problemas de comunicação, pessoais e privados em todos os lados”, mas garantiu que tudo já foi resolvido.
Segundo o guitarrista, ele e o vocalista Roger Daltrey pediram para que Zak ajustasse seu estilo de bateria aos shows da formação não orquestral da banda, e o baterista aceitou prontamente. Townshend também assumiu parte da confusão, mencionando que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho durante os ensaios para os shows do Teenage Cancer Trust, realizados no Royal Albert Hall, o que impactou o desempenho e a comunicação nos bastidores.
Townshend destacou que Zak cometeu alguns erros durante as apresentações, mas se desculpou, inclusive com uma brincadeira envolvendo um “baterista de pato de borracha”. Ele encerrou o comunicado afirmando que o grupo já superou a crise e está pronto para seguir em frente “com otimismo e fogo na barriga”.
O guitarrista também desmentiu os rumores de que Scott Devours, baterista dos projetos solo de Roger Daltrey, substituiria Zak no The Who. Ele pediu desculpas a Devours por não ter desmentido os boatos antes que se espalhassem.
Pouco depois, Zak Starkey repostou a declaração de Townshend e escreveu: “Muito grato por fazer parte da família Who”. Com isso, a crise foi contornada, e o The Who segue com sua formação intacta.