Em uma entrevista com Thomas Blug do BluGuitar, Simon McBride falou sobre seu tempo no Deep Purple. Em setembro de 2022, o guitarrista de 45 anos tornou-se o sucessor de Steve Morse, que deixou a banda por motivos pessoais. Ele também segue os passos de músicos como Ritchie Blackmore, Tommy Bolin e Joe Satriani.
Quando questionado sobre como lida com músicas antigas do Deep Purple, McBride respondeu: “Bom, tento respeitar muito o que já foi feito. Claro que há coisas que posso mudar, mas também há coisas que não posso mudar em hipótese alguma. Provavelmente é por isso que às vezes pareço um pouco como Steve ou Ritchie. Toco seus solos e tento adicionar um toque pessoal. Esta é a única abordagem correta. Acho que se tentasse tocar como Ritchie ou Steve, seria demitido. Eles me disseram que me queriam, e não uma cópia.”
O primeiro álbum em que a destreza de McBride pode ser ouvida foi lançado em julho. Antes de ingressar oficialmente no Deep Purple, McBride já apoiou o tecladista Don Airey em sua turnê solo e tocou para The Don Airey Band e Don Airey & Friends.
Ele conta que: “Don é um ícone do rock. Ele está lá há anos e fez de tudo. Sim, na banda dele tocamos muito da época dele com Rainbow, Ozzy Osbourne, Gary Moore, Whitesnake e muitos mais. Isso foi muito divertido. Na verdade, há apenas uma música do Deep Purple em seu setlist porque ele tem um repertório muito grande. Ele também sempre quer tocar seu próprio material solo. Sim, os últimos dez anos foram divertidos.”