O cantor Nando Reis viralizou nas redes sociais ao gritar “sem anistia” durante um show no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A manifestação, que partiu inicialmente do público, foi uma demonstração de apoio à condenação dos envolvidos nos ataques aos prédios do poder público em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Após a declaração, Nando foi ovacionado pelos fãs presentes.
Em ocasiões anteriores, o músico já havia se posicionado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo pedidos de prisão feitos durante shows. Na turnê de reunião Titãs Encontro, ele adaptou a música “Nome aos Bois” para incluir menções ao político, reforçando seu posicionamento crítico.
Poucos dias antes, o vocalista Nasi, da banda Ira!, também gritou “sem anistia” durante um show em Contagem, Minas Gerais, no dia 29 de março. A manifestação gerou vaias de parte do público, ao que Nasi respondeu pedindo que apoiadores de Bolsonaro deixassem o local. Ele afirmou que o Ira! é uma banda progressista e que não deseja ter público fascista, embora respeite opiniões contrárias.